Brasileiros ficam sem plano de dados antes do fim do mêsNotícias Tecnologia 

Brasileiros ficam sem plano de dados antes do fim do mês

Esta notícia trás o triste retrato do alto custo da telefonia móvel no Brasil. Um estudo feito pela consultoria Deloitte indicou que 8 em cada 10 brasileiros chegam ao fim do mês sem conexão móvel no fim do mês.

O estudo faz parte do Global Mobile Consumer Survey 2017, que avaliou entre outras coisas como o brasileiro costuma usar o smartphone. Das mais de 2 mil pessoas entre 18 e 55 anos entrevistadas, 87% afirmaram ter um smartphone ou ao menos acesso frequente a um aparelho, e mais da metade dos entrevistados conta com pacote com menos de 3 GB de internet por mês.

Táticas para reduzir o consumo de dados não são o suficiente para evitar o fim da franquia antes do fim do mês: 29% dos entrevistados afirma desativar os dados nos aparelhos para tentar economizar.

Sempre online

Os hábitos dos brasileiros em frente ao smartphone verificados pelo estudo indicam que o uso do aparelho no país é bastante intenso. Dos entrevistados, 33% afirmaram checar notificações no meio da noite. O número é maior entre jovens de 18 a 24 anos, chegando a 45%.

Além disso, os brasileiros têm dificuldade em separar o lado profissional do pessoal: 64% dos entrevistados reconheceram utilizar com frequência o smartphone no ambiente de trabalho, sendo que 31% fazem isso eventualmente e 4% nunca fazem.

Como esperado, o principal uso do aparelho é para a troca de mensagens: apps como o WhatsApp são usados por 94% dos brasileiros, seguidos por redes sociais (89%), e-mail (82%) e ligações por voz (80%).

Por fim, o brasileiro não tem muito interesse em lotar o smartphone de apps – 48% dos entrevistados não vê necessidade em instalar mais apps no aparelho. Os motivos para isso são variados, mas no geral envolve falta de espaço, fator apontado por 39% dos entrevistados, enquanto 10% afirmaram usar o navegador para utilizar recursos oferecidos por apps e 5% disseram não querer gastar com apps.

Experiência Própria

Aqui da redação do Nerds Sem Grana não poderia ser diferente. Antes da metade do fim do mês, somos pegos fazendo conta de quantos megabytes poderemos utilizar por semana para não extrapolar o pacote até o dia da renovação. Mas sempre acabamos por falhar miseravelmente!

Vivenciamos até mesmo um “experimento black mirror”; onde somos levados a assistir a um comercial de 30 segundos a 1 minuto; responder um questionário com perguntas referentes ao comercial (para terem certeza que assistimos mesmo); em troca de 50 mb!!

O cenário poderia ser pior, pois até um certo tempo atrás; era cogitado o limite do pacote de dados da Internet Fixa; onde toda a Internet se reuniu contra está arbitrariedade (relembre aqui).

Agora vamos descobrir quem realmente são os Nerds Sem Grana! Alguém se identifica? #bomdia #quartafeira #dinheiro #nerdssemgrana

Uma publicação compartilhada por Nerds Sem Grana (@nerdssemgrana) em

Tentando fugir da cilada

Tentaremos dar algumas dicas úteis para que você fuja dessa verdadeiro “Caça Níquel” que se tornou o pacote de dados para celular! Algumas serão praticamente impossíveis de se realizar, e outras muito ridiculas! Fique a vontade para sugerir e contar como você tem feito para não cair neste cilada.

  • Configura no seu aplicativo Whats App para que só sejam baixados vídeos e fotos que você assim autorizar.
  • No seu ambiente de trabalho, procure sempre por pontos de Wi-Fi disponíveis para navegação.
  • Pesquise e explore o máximo de planos possíveis oferecidos pela sua operadora de Celular, em alguns casos, a diferença de 10 reais de um plano para outro proporcionava 1 Giga a mais ao plano todo mês.
  • Monitore seu smartphone para saber qual aplicativo está sugando mais dados. Tanto para Android como para o IOS e possivel acessar esta lista, e principalmente, reseta-la sempre que seu pacote de dados e renovado.
  • Se você e um “ser ostentador” e não consegue se segurar para assistir ao Youtube em casa, configure o aplicativo em seu smartphone para visualizar os videos com a menor resolução possivel, economizando alguns dados.
  • Antes de sair do seu WI-Fi de casa, sempre verifique se existe alguma atualização de aplicativos disponíveis. Você DEVE também configurar seu aparelho para somente realizar tais atualizações quando estiver conectado ao Wi-Fi.
  • O Netflix disponibiliza o Download de alguns filmes e séries de seu vasto catalogo; sendo uma boa maneira de conhecer muitas séries novas e maratona-las.
  • A dica acima também se aplica a Podcasts; existem inúmeros apps que fazem download de episódios e lhe permite escuta-lo livremente sem consumir nenhum dado.

 

Esperamos que as dicas sejam pertinentes e te ajudem a perder menos dinheiro.

 

 

Leia mais sobre: Android,IOS.

 

(Visited 14 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Trazendo melhor do mundo Nerd com muito humor e pouco dinheiro! Fique atualizado com as últimas notícias no site e divirta-se com a nossa programação de vídeos e podcasts.

Latest posts by Nerds Sem Grana (see all)

Notícias Relacionadas

%d blogueiros gostam disto: