HQs e Livros 

Coringa – As origens do Medo!

Galera do Nerds Sem Grana,vamos voltar a falar do universo DC Comics?
Nada melhor de voltar com o polêmico, cruel e sádico Coringa! Porém essas características não tiram o brilho e o charme do vilão mais odiado e ao mesmo tempo ovacionado dos últimos tempos.

O que ajuda a abrilhantar esse ser cruel é a sua própria existência, cheia de mistérios, envolvendo a todos com suas maldades.

Existem diversas teorias sobre a sua origem, falarei hoje de três delas. Vamos começar:

1- Fevereiro de 1951 – HQ Detective Comics #168

Surge rumor de sua historia, um ladrão de joalherias, que matava cruelmente as pessoas no local dos seus assaltos. O temido ladrão apresentava-se como Coringa.
Sempre aparentava morrer nas estorias, mas nunca recuperavam seu corpo. Essa versão do criminoso esta relacionada à pré-Crise entre 1940 á 1950.

Batman-1

2- Coringa pós Crise

Seu verdadeiro nome ainda é um mistério; um homem com sérios problemas psicológicos torna-se um assaltante participando de vários assaltos. Em um desses crimes, que ocorreu na Fábrica de Cartas de Baralho em Gotham City, o próprio com o intuito de manter sua descrisão disfarçou – se como o então criminoso Capuz Vermelho, ao lado de mais outros dois ladrões. O ato criminoso acabou falhando, pois Batman estava no local os perseguindo-os. Durante a fuga, Coringa encontrou-se cercado, achando em um tonel de produtos químicos desconhecidos sua única forma de escapar.
Passando o ocorrido, ele conseguiu sobreviver ao pesado banho químico, mas as características de sua pele não, restando uma pigmentação branca. Seu cabelo ficou defini-tivamente verde, e os músculos faciais ligados à boca foram deformados definitivamente, ganhando um eterno sorriso! Quando conseguiu ver a aberração que se tornara caiu em loucura.

Detective_Comics_1937_-168

3- Versão Allan Moore (Minha versão favorita)

Esta versão é a mais aceita pelos críticos, sendo escrita em 1988 por Allan Moore e desenhada por Brian Boland. Nessa versão acontece em “Batman: A Piada Mortal”; o então Palhaço do crime era um homem que exercia sua profissão de químico em uma fabrica de cartas, porém decidiu largar tudo para realzair o sonho de ser comedi-ante de stand-up, sem conseguir o sonhado sucesso.
Junto do fracasso chegam às contas, a situação financeira fica muito ruim, ele consegue envolver sua esposa e filho ainda não nascido junto nessa bola de neve.

 

Desesperado, (evidente! quem não ficaria?); Ele aceita invadir a fabrica onde trabalhará como químico tendo alguns comparsas. Nesse mesmo dia ocorre um acidente no qual perde a esposa e seu filho (que a esposa carregava em sua barriga). Sem cabeça para prosseguir, foi ex-tremamente coagido pelos comparsas a realizar o assalto já marcado. Como vocês devem presumir o assalto não acaba bem e o fracasso é instaurado mais uma vez em seu rosto, ficando deformado com as características já apresentadas. Todas as tragédias acumuladas deste dia o transtornam e o enlouquecem drasticamente, transfor-mando-o no Coringa.

A Piada Mortal 001

Tentando entender toda a maldade imputada no vilão além do que já me foi apresentado penso: Quais seriam suas reais motivações?
Entendo que a crueldade e a insanidade dos ataques do Palhaço, tendem a buscar enlouquecer seus adversários. Claro que o Batman é sua meta. Fica claro isso no clássi-co contado acima (A Piada Mortal).
Alem de entender que o objetivo do Coringa não é roubar, enriquecer, dominar o mundo, e tão pouco se vingar; vejo que o desejo dele é converter os maiores e mais simbólicos heróis em um mero louco no mundo; levando sua loucura a tudo e a todos, além de derrotar o único adversário que considera à sua altura, o Cavaleiro das Trevas.
Curiosidade

Em 1953, a Editora Brasil-América Ltda., a EBAL, do Rio de Janeiro, que lançou as histórias em quadrinhos do Batman no Brasil decidiu que a palavra Curinga, o sinô-nimo correto para o Joker (em inglês), era muito feia e trocou-a por Coringa.

E ai, já escolheu a sua versão favorita? Achou que esquecemos de alguma? Interaja com a gente! Deixe seu comentário no site, Facebook ou mande e-mail para [email protected]

Abraço!

Carta Coringa

Leia mais sobre: Batman,Coringa,DC Comics

The following two tabs change content below.
Gestor Financeiro, lutador de jiu jitsu, entusiasta da cultura e escritor do Nerds Sem Grana. Fã Incondicional de quadrinhos, filmes de ação e do Vasco da Gama.

Notícias Relacionadas