Google AlloTecnologia 

E o fim do Whats Up? Segundo o Google Allo, sim!

A briga entre os messengers para celulares acaba de chegar em um novo nível com o lançamento do  Google Allo; disponibilizado para  download no IOS e Android. Além de mensagens instantâneas, o app vem dotado da mais moderna IA (inteligência Artificial), grande diferencial contra seus concorrentes Whats Up do Facebook, Telegram e Viber.

Allo tem todos os recursos que os outros mensageiros têm: mensagens de texto, áudio e envio de mídias. Seu diferencial é que ele promete tornar a conversa mais produtiva, ajudando o usuário a encontrar informações; fazer planos e se expressar melhor.

Isso é possível porque o Allo possui uma função que permite ao Google participar da conversa também, como se fosse um robô. Sempre que o usuário digitar “@google”, o Google Assistant é acionado. A partir daí, é possível usar ferramentas do buscador, como o Google Tradutor; o Google Maps e a própria barra de pesquisas, para encontrar fotos, vídeos e outras informações na internet.

Este recurso no momento esta disponível somente em Inglês, mas ao realizar alguma tarefa com palavras em português, recebemos o singelo aviso que “o assistente ainda esta aprendendo português”; que demonstra que em breve poderemos contar com esta funcionalidade 100% no nosso idioma.

Demonstração Google Allo

Além disso, o assistente ajuda a planejar eventos com os amigos, se manter informado sobre temperatura e trânsito, compartilhar vídeos do YouTube e jogar com os amigos da conversa.

O Google Allo é o primeiro aplicativo de mensagens da gigante que usa IA para aprender como os usuários gostam de se comunicar e experessar. Por exemplo, com um app inteligente de mensagens; se um amigo envia uma foto de um carro novo, o Allo te oferece diversas respostas possíveis, como “Lindo carro!” ou “Vamos dar uma volta”.

“Seja para planejar uma saída à noite ou apenas para colocar a conversa em dia, todos usamos serviços de mensagens para manter contato com amigos e familiares, mas muitas vezes precisamos apertar o pause nas nossas conversas – seja para verificar o status de um voo ou procurar por um novo restaurante. Por isso, criamos um app de mensagens que te ajuda a manter a conversa, ao fornecer assistência quando você precisa.”  afirma o gerente de produtos do Google, Amit Fulay.

google-allo

O assistente do Allo funciona de forma parecida com os chatbots do Facebook Messenger. A diferença é que o mensageiro do Facebook não tem um robô próprio, mas abre para que outras empresas ofereçam o recurso

 

A polêmica da Criptografia e a comparação com Whats Up: 

O aplicativo não usa criptografia, como o rival WhatsApp, porque fornece informações ao Google na hora das buscas. No entanto, o Allo também tem uma preocupação com a privacidade do usuário. O mensageiro tem um modo incógnito, com bate-papo anônimo; que apaga os dados dos servidores do Google e dos celulares dos participantes quando a conversa é fechada. Ainda é possível escolher por quanto tempo essas mensagens ficarão disponíveis.

Mesmo com este recurso a Google não conseguiu ganhar a credibilidade de muitos usuários;  inclusive contando com uma apelo de Eduardo Snowden, responsável pelo vazamento de informações confidenciais que desmascararam o maior sistema de vigilância global já existente para que os usuários boicotassem o aplicativo.

“Grátis para download hoje: Google Mail, Google Maps e Google Vigilância (Surveillance). Esse é o #Allo. Não usem o Allo”. Foi o recado que Snowden deixou para os internautas pelo Twitter.

snow

Em sua defesa, o Google havia afirmado em uma conferência no mês de maio que o serviço iria utilizar a criptografia end-to-end. Isso é, as mensagens seriam criptografadas no momento em que são enviadas e só seriam descriptografadas quando chegam ao destino. O método inviabiliza a quebra do sigilo das conversações enquanto os dados estão em “trânsito”.

Essa seria a mesma estratégia que o Facebook usa para o WhatsApp e que gerou toda a polêmica dos últimos bloqueios do app aqui no Brasil. Para quem não está por dentro; os bloqueios só foram solicitados pois a empresa se recursou em atender os pedidos da justiça brasileira que envolviam a quebra da criptografia das mensagens trocadas entre

A justificativa oficial é plausível do ponto de vista técnico. Sem que o Google tenha acesso as mensagens trocadas; a assistente virtual presente nas conversas se torna inútil uma vez que não consegue captar nenhum dado para fazer pesquisas e entregar os resultados diretamente nas conversas. Sem esse diferencial, o aplicativo se torna somente mais um mensageiro comum.

Além da polêmica da Criptografia, ao menos no mercado Brasileiro a Google terá que lutar com um beneficio que o Whats up possui com algumas operadoras, podendo ser usado gratuitamente em qualquer pacote de dados.

 

Já Experimentamos!

IMG_2058 IMG_2059
Nós testes executados pela equipe do Nerds Sem Grana, ficamos encantados com a “leveza” do aplicativo e fascinados com a novidade da Inteligencia Artificial. Mesmo utilizando a pesquisa em Inglês conseguimos facilmente obter informações de previsão de tempo, buscar pelos filmes que estavam em exibição nos cinemas mais próximos e até exibir diretamente algumas fotos dentro do chat somente as chamando pelo assistente!

Claro que criptografia e o custo da utilização da internet (afinal, para o assistente realizar as buscas, e necessário estar conectado ) são de vital importância na hora de questionarmos se vale ou não usar o app, mas a possibilidade de se ter um “robo assistente” em suas conversas e tentador (mesmo imaginando a bagunça que um grupo de 20 pessoas pode se tornar, se todos utilizarem o assistente ao mesmo tempo).

Este são apenas os primeiros dias de Google Allo! Veremos o que a Gigante das buscas fará para se sobressair contra a Gigante das Redes Sociais!

E você, já baixou? Pretende testar o aplicativo?

 

Deixe sua opinião aqui conosco!

 

 

Leia mais sobre: Android,IOS.

The following two tabs change content below.
Bacharel em Tecnologia da Informação, youtuber e podcaster criador do Nerds Sem Grana. Aficionado por Games, Literatura, super heróis ,Esportes além e claro dos desenhos da Fox.

Latest posts by Antônio Claudio (see all)

Notícias Relacionadas